Mostra 3M de Arte
A Mostra 3M de Arte nasceu em 2010, a partir do firme propósito de democratizar o acesso à arte e de aproximar e estimular a formação de um público novo, de apreciadores de arte contemporânea. À época, o projeto se chamava Mostra 3M de Arte Digital.
A cada edição, com o suporte de uma curadoria externa convidada, artistas brasileiros e internacionais apresentaram seus trabalhos. Em meio às obras expostas, destacou-se a discussão em torno de uma diversidade de temáticas latentes aos momentos vividos por nossa sociedade: o advento da tecnologia 3D; a tensão entre tecnologias ultra-avançadas e as demais soluções tecnológicas "de garagem"; a ficção que se funde à realidade; a poética do amor em suas múltiplas facetas; e a apropriação da arte pela arte. Foram exposições consistentes, abrigadas por importantes equipamentos culturais das cidades de São Paulo – Instituto Mackenzie, Galeria Marta Traba (Memorial da América Latina) e Instituto Tomie Ohtake – e do Rio de Janeiro – Fundição Progresso.
Em 2017, a Mostra 3M de Arte apropriou-se do espaço público enquanto espaço de arte, instalando-se do Largo da Batata, na região de Pinheiros, São Paulo, por três anos consecutivos. A partir desse momento, tem-se mais um salto no exercício do mecenato: as obras apresentadas na ocasião eram inéditas e integralmente comissionadas pelo projeto. A convivência, em grande parte harmônica, com seu espaço de recepção e com os 150 mil passantes diários foi de um aprendizado enorme e deixou a certeza de que se aproximar da sociedade e criar locais de convivência entre os indivíduos e a arte era o caminho correto.
Outro importante aspecto da Mostra 3M de Arte é o espaço dado a artistas em consolidação de carreira ou que mantêm sua atuação fora do circuito conhecido como o eixo Rio-São Paulo. Em quase todas as edições, foram formulados editais para a apresentação de obras em diferentes formatos, sendo que a nona edição, em 2019, foi totalmente composta de trabalhos selecionados via edital público.
Diante disso, o ano de 2020 é muito significativo e comemorativo para a Mostra 3M de Arte. São dez edições de um projeto de artes visuais bem-sucedido, que contou, ao longo de sua história, com a participação de artistas e curadores de grande relevância para o cenário nacional, bem como para o internacional: Giselle Beiguelman, Paulo Bruscky, Guto Lacaz, Fernando Cocchiarale, Paulo Miyada, Nelson Leirner, Gisela Motta e Leandro Lima, Estela Sokol, Raquel Kogan, Bill Viola, Ori Gersht, Lech Majewski, entre outros nomes de suma importância – seria uma extensa lista a completar e a gratidão é imensa a todos aqueles que construíram este projeto. (A lista completa de curadores e artistas participantes pode ser conferida na aba "Edições anteriores".) Ainda, 2020 é um ano em que, de maneira inédita, a Mostra ocupará um local especial, importante espaço público e "lugar comum" (ver conceito curatorial) a todos na cidade de São Paulo: o Parque Ibirapuera.
Por fim, um enorme agradecimento à 3M do Brasil, patrocinadora do projeto desde o seu início. Verdadeiramente mecenas, a empresa se preocupa e incentiva a liberdade artística e reconhece sua importância para a construção de uma sociedade melhor, mais criativa e mais inclusiva.
Nos acompanhe nas redes sociais.
Instagram: @mostra3mdearte
Facebook: facebook.com/Mostra3M