Edital
O edital para seleção de trabalhos da 10a Mostra 3M de Arte recebeu, de 20 de abril a 25 de maio, 338 inscrições – 222 a mais que o edital do ano passado – de 87 cidades. É uma iniciativa que sempre acompanhou a exposição e que fomenta a produção artística nacional. Visando obter maior transparência dos processos seletivos, um júri foi formado pela curadora Camila Bechelany, composto por Camilla Rocha Campos e Eva González-Sancho Bodero.
Jurada:
Camilla Rocha Campos
Camilla Rocha Campos é auto-revolucionária, artista, professora e escritora. Mestre em teoria e crítica de arte pela UERJ, atualmente atua como diretora da residência artística internacional CAPACETE e como professora do programa de Formação e Deformação na escola de artes visuais do Parque Lage, ambos na cidade do Rio de Janeiro. Como artista transita no campo de uma arte colaborativa na qual o público é convidado a participar de situações performáticas relacionando seu corpo à contextos poéticos carregados de um tipo de humor e crítica. Em janeiro de 2017 ao integrar o Programa Internacional de residência artística AiR Q21 no Museum Quartier em Viena, Áustria, ministrou o workshop "Silent images shout body policies" no espaço de arte Raum_D do Museum Quartier.
Jurada:
Eva González-Sancho Bodero
Eva González-Sancho Bodero é curadora com interesse particular pelas definições de novos modelos na arte contemporânea e sua produção, assim como na construção do espaço público, na linguagem e nas práticas artísticas definidas como não-autoritárias. Ela foi diretora e curadora do MUSAC, León (ES) [2013], do FRAC Bourgogne, Dijon (FR) [2003-2011]; e do Etablissement d’en Face Projects (Bruxelas, 1998-2003); e professora de História das exposições na Universidade de Metz [2001-2004]. Ela foi também curadora de mais de 50 exposições em diversos centros culturais, das quais metade envolveram a produção de novos trabalhos. Outros projetos curatoriais incluem o Festival Internacional de Arte de Lofoten (LIAF) 2013 e o OSLO PILOT (2015-17), um projeto experimental orientado em pesquisa e destinado a definir o formato da primeira bienal em Oslo. González-Sancho Bodero é co-curadora da primeira edição da osloBIENNALEN 2019–2024, projeto fundado e financiado pela Agência de Assuntos Culturais de Oslo e que se propõe a explorar as questões específicas da arte no espaço público através de um programa de cinco anos em evolução.
Os artistas selecionados são:
Foi à Feira
Gabriel Scapinelli e Otávio Monteiro
Maré de Matos
Narciso Rosário