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Maurizio
Zelada

Maurizio Zelada

A busca de uma visão múltipla, diversificada, como é a visão dos diferentes públicos que circulam pelo espaço urbano, orienta o artista Maurizio Zelada na sua instalação batizada de Pluriscópio. Trata-se de um objeto de grandes dimensões, com 100 quilos de peso, 5 metros de diâmetro e 3,5 metros de altura que se assemelha a um módulo lunar da missão Apolo, sustentado em quatro pontos de apoio com um periscópio no centro. A peculiaridade do dispositivo é que ele produz uma visão que mistura imagens com diferentes perspectivas e não uma única imagem. Além disto, ele gira sobre o próprio eixo e pode se inclinar para os lados e para baixo.

"O pluriscópio promove uma experiência de percepção visual facetada e plural que interroga nossa visão costumeira da realidade", diz Zelada. "Existem várias maneiras de ver as coisas, diferentes pontos de vista e é isto que me interessa explorar."

Nascido em São Paulo; cursou arquitetura na FAU-USP. Iniciou sua carreira realizando projetos de animação e de efeitos especiais para o cinema e para a publicidade. Em 1987 funda a Z. H. Produções Cinematográficas com Cao Hamburger, produtora especializada em filmes de animação tridimensional e efeitos especiais. Através da Z. H., foi responsável pela produção, cenografia, efeitos especiais e direção de arte de diversos comerciais, aberturas de programas, filmes de longa, média e curta metragem, fotografias e peças institucionais. O interesse de Zelada pela tecnologia é evidente. Ele voltou sua atenção a áreas do conhecimento como a mecânica, a eletrônica e a ótica para criar objetos animados que questionam seu próprio funcionamento. Em 1991 projetou e confeccionou diversos elementos cênicos para o programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. Realiza projetos para outros artistas plásticos que envolvem soluções tecnológicas. Em 1995 criou a Cenotécnica Artes Técnicas Ltda. Faz exposições interativas em centros culturais do Brasil e do exterior. Nos anos 90 participa da montagem de diversas exposições (em instituições como o SESC- São Paulo) e de desfiles de moda, dentre os quais o da marca Ellus e o do estilista Alexandre Herchcovitch na São Paulo Fashion Week. Em 2004 fez a montagem da exposição "A Morte das Casas" de Nuno Ramos no CCBB e da exposição "Encadernação Dourada" de Bob Wolfenson na FAAP. Em 2011 participou com uma megaescultura para a exposição "Pinóquio, uma bela arte" no SESC Belenzinho.

Sobre o Artista

Pluriscópio

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