Voltar

Giselle
Beiguelman

Giselle Beiguelman

A princípio, a instalação Art Supermarket pode não se diferenciar do comércio informal existente no Largo da Batata, mas essa provocativa barraca de camelô estilizada expõe somente objetos que carregam nomes e imagens de grandes artistas e obras de arte ícones dessa e de outras gerações. Almofada Monet, lingerie Matisse, tapete Van Gogh, ventilador Frida Kahlo e caixa de som Dalí são apenas alguns dos inúmeros produtos que Giselle selecionou para mostrar a banalização da arte e dos próprios artistas, usados de forma arbitrária pela indústria de bens de consumo.

"Vejo essa transformação do artista em produto de uma maneira perversa, uma total perda de limites que nada tem a ver com a democratização da arte", afirma Giselle. "É uma pura apropriação de nomes com o objetivo de agregar valor a produtos de consumo, a maioria deles banal e de baixa qualidade".

A instalação está integrada ao site www.desvirtual.com/artsupermarket, que funciona como uma espécie de camelódromo planetário de artistas. Produtos de grande porte, que não cabem no espaço da barraca, como imóveis batizados como Van Gogh ou Toulouse Lautrec, ou carros, como o Citroën Picasso, estarão expostos no site.

Graduada em história na Universidade de São Paulo, USP, em 1984, obteve doutorado em história da cultura pela mesma universidade em 1991.Web artista, artista digital, pesquisadora, crítica de arte, professora universitária, editora e curadora. Trabalha com criação e desenvolvimento de aplicações eletrônicas desde 1994. Estabeleceu, em 1998, um estúdio de criação digital, o desvirtual.com, no qual tem desenvolvido seus projetos pessoais. Participou, organizou e foi curadora de inúmeros eventos acadêmicos e exposições de arte e cultura digital no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, sendo a curadora da 3ª Mostra 3M de Arte Digital, em 2012. Sua prática artística e intelectual se baseia em uma abordagem crítica das mídias digitais e de seus sistemas de informação. Seu trabalho inclui intervenções em espaços públicos, projetos em rede e aplicações para dispositivos móveis, exibidos internacionalmente nos principais museus de arte e mídia, centros de pesquisa e espaços de arte contemporânea.

Sobre o Artista

Art Supermarket

Art Supermarket