Voltar

Guto Lacaz

Guto Lacaz

Adoraroda é um palíndromo, frase que pode ser lida da esquerda para a direita e de trás para frente. É também o título da obra que Guto Lacaz apresenta na 7ª Mostra 3M de Arte Digital.

Uma roda metálica de seis toneladas e dez metros de diâmetro, movida sobre dois trilhos paralelos de cinco metros de altura e 12 metros de comprimento. Caberá ao público girá-la em toda sua extensão. "É uma escultura cinética-interativa", define Guto Lacaz. "Sem a participação do público ela não existe, quer dizer, existe, mas fica sem graça".

Nascido Carlos Augusto Martins Lacaz em 1948, em São Paulo, onde vive e trabalha. Artista multimídia, ilustrador, designer, desenhista e cenógrafo. Formou-se em eletrônica industrial pelo Liceu Eduardo Prado, em 1970, e em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São José dos Campos, São Paulo, em 1974. Desenvolve seus trabalhos para além do escopo das artes visuais. Com uma prática que passa pelo vídeo, performance, cenografia, fotografia e pelo design gráfico, sua pesquisa abrange principalmente questões relativas à tecnologia, à produção industrial. Em 1978 recebeu o prêmio "Objeto Inusitado – Arte Aplicada" (Paço das Artes, São Paulo, SP) e iniciou sua carreira como artista plástico. Em 1982 realizou "Ideias Modernas", sua primeira inidual, na Galeria São Paulo, na capital paulista. Em 1983 levou a cabo a Eletro Performance na 18ª Bienal Internacional de São Paulo, e em 1986 Eletro Esfero Espaço, na exposição "A Trama do Gosto". Dentre as exposições das quais participou destacam-se a 1ª Bienal de Gwangju, o Salon des 100, em Paris, e a supracitada 18ª Bienal Internacional de São Paulo. Sua obra lhe rendeu prêmios como a bolsa da Guggenheim Foundation, em 1995, e o da 1ª Mostra do Móvel do Objeto Inusitado – MIS, em 1978.

Sobre o Artista

ADORARODA

ADORARODA