Com um compromisso de discutir a produção artística contemporânea que utiliza cada vez mais ferramentas digitais em sua produção, a 2a Mostra 3M de Arte Digital acontece em 2011 sob um novo olhar. Desta vez o curador convidado, Julius Wiedemann, apresenta trabalhos de artistas das mais diversas partes do mundo, mas com uma proposta de fazer uma arte digital mais conceitual e interativa, convergente nas mais diferentes mídias – vídeo, computador, celular, cinema – todas aliadas às mais modernas plataformas tecnológicas.
Os trabalhos que integram a 2a Mostra 3M de Arte Digital são, em sua maioria, propostas artísticas interativas, onde o visitante é peça fundamental para completar a criação da obra. Com mecanismos simples e amigáveis, a exposição mostra que arte de vanguarda e tecnologia de ponta são acessíveis e atrativas a todos os públicos.
O objetivo da curadoria da 2a Mostra 3M de Arte Digital é mostrar não apenas como todo esse campo se desenvolveu nos últimos anos, como também tentar dar aos espectadores alguns bons exemplos de como todo esse “campo que se abre” ainda pode evoluir. Para isso, a mostra misturará artistas consagrados no mundo, que já expuseram em renomados museus, com trabalhos de artistas de uma nova geração que utiliza as mais modernas ferramentas para expressar suas idéias.
Para fazer isso, foram definidos como elementos primordiais na seleção de trabalhos a mistura de gerações de artistas, como também a diversidade de mídias usadas nas obras. Arte e Tecnologia estiveram constantemente relacionadas na história. De Leonardo Da Vinci ao Modernismo, muitos artistas e movimentos tiveram enorme influência na construção de idéias e pensamentos do mundo que vivemos. A Arte produzida com ferramentas digitais não deixa a discussão calar.
Perguntas como “o que é arte”, e “o que é tecnologia”, nos remetem diretamente à discussão do que é inovação, e o que ela causa em nós e no que está ao nosso redor. Os meios digitais vieram para ficar, e o ritmo de desenvolvimento tecnológico nunca foi tão grande, desde a internet até a biotecnologia. A produção cientifica, e a democratização do conhecimento nunca causaram mudanças tão radicais. Do Twitter ao Facebook, das telas de computador aos bancos de dados, dos sites de vídeo aos programas de compartilhamento de música, as formas de entender nosso mundo se multiplicaram, e com elas também, as possibilidades dos artistas de expressarem.
Projeção, som, interatividade, vídeo, animação, placas eletrônicas, internet, impressões digitais, e vários outros meios prometem servir de grande inspiração para quem quiser conhecer a história recente da integração entre inovação e arte, através dos olhos e mentes de artistas do mundo inteiro. Todos eles estarão sendo utilizados em sua melhor forma na 2a Mostra 3M de Arte Digital.