Radicado em São Paulo, o Projeto Matilha é um coletivo dedicado a ações artísticas em espaços públicos, com foco na construção de experiências relacionais. O público é convidado a participar somando depoimentos pessoais e estados afetivos às temáticas propostas. Neste projeto, compartilham a concepção Fafi Prado, criadora do coletivo, e Pedro Guimarães.
Fafi Prado atua como performer e artista educadora. É formada em Dança pela Escola Klauss Vianna, em Comunicação Social pela FAAP-SP e é pós-graduada pelo CEUMA/USP em Linguagens da Arte. Realizou trabalhos autorais em performance e videoarte. Fundou o grupo de criação coletiva Cia.Cachorra, que posteriormente passou a denominar-se Projeto Matilha, tendo realizado importantes trabalhos de intervenção urbana, entre eles “Liberte-se”; “Zona de Poesia Árida” e o projeto audiovisual “Cubo” (CCBB-SP), circulando por festivais no Brasil e na América Latina. Participou como artista brasileira da residência artística Vheículo SUR, itinerando por países da América Latina e Europa (Chile, França e Alemanha). Atualmente é articuladora artístico-pedagógica do Programa de Iniciação Artística (PIÁ) da Secretaria Municipal de Cultura e coordenadora do Projeto Matilha.
Pedro Guimarães atua como performer e educador. É graduado em História pela UNESP da cidade de Assis, em São Paulo. Desde 1989 atua como professor e educador social em escolas públicas e projetos socioeducativos, além de participar de coletivos de criação artística na cidade de São Paulo. Como performer atuou em trabalhos diversos como “Zona de Ação” (Sesc) e o projeto audiovisual “Cubo” (CCBB-SP). É integrante e cofundador da Frente 3 de Fevereiro, grupo de pesquisa e criação artística acerca do racismo na sociedade, tendo participado com o grupo de diversos festivais e mostras no Brasil e na Alemanha. É autor da obra de literatura expandida “Cachorrio” e coautor de “Transcendentidade”, intervenção artística junto ao Projeto Matilha.
Puxadinho é um convite à construção de um manifesto coletivo a partir de fragmentos de memória. Um jogo poético que busca acolher outros repertórios e cosmovisões. Um exercício de inventividade onde o participante pode singularizar sua narrativa e (des)organizar padrões sobre o imaginário social do Brasil. Um território de convívio e compartilhamento de saberes.
Puxadinho Projeto Matilha – Fafi Prado e Pedro Guimarães;
Concepção e ativação | Conception and activation Projeto Matilha;
Produção | Production Paula Maia;
Cenografia | Set designer Julio Dojcsar;
Paisagismo | Landscaping Marina Alegre;
Vídeo | Video Fernando Coster.