Luana Vitra

Luana Vitra (Contagem, MG, Brasil, 1995) nasceu e cresceu no estado de Minas Gerais, numa região conhecida por paisagens naturais monumentais e marcada de modo profundo pelas atividades industriais da mineração. Experimentei desde sempre, portanto, as diversas manifestações possíveis do ferro e da fuligem.


Gestada entre a marcenaria — pelo lado do pai — e o manejo das palavras — pela parte da mãe —, sua prática parte de processos que refletem as qualidades físicas e os contornos sutis da matéria, e investigam a infusão psicoemocional das paisagens. A partir de composições realizadas com uma ampla gama de materiais, seus objetos e instalações reconfiguraram símbolos universais e elaboraram outros, especialmente investidos nas qualidades da matéria, evocando poesia, discutindo subjetividades e suscitando questionamentos políticos.

Título da obra: Ferramenta para o fim da fome

Material: Ferro, minério de ferro e milho

Ano: 2024

Dimensões: 3,00m x 2,00m

A obra Ferramenta para o fim da fome” reflete sobre um dos problemas mais urgentes da humanidade: a insegurança alimentar.

Por meio de uma reflexão crítica, ela nos lembra que a proteção das florestas está diretamente ligada à garantia de alimento e vida. Em um mundo marcado pela exploração excessiva dos recursos naturais, esta obra nos desafia a repensar nossas práticas e prioridades, revelando-se imageticamente como um amuleto e uma oferenda, símbolos ancestrais de proteção e nutrição.

“Ferramenta para o fim da fome” convoca a um olhar ancestral sobre o cuidado com a Terra, sublinhando a interdependência entre todos os seres. A fome, portanto, não é apenas a falta de alimento, mas também a desconexão com a natureza, que precisa ser restaurada para a criação de um futuro mais justo e equitativo.

© 2024 Copyright Elo3 – Desenvolvido por Estúdio 334