Giselle Beiguelman
Parque Augusta, São Paulo
20.04.2024 — 19.05.2024
12a Mostra 3M de Arte
20 de abril a 19 de maio
Curadoria: Giselle Beiguelman
A 12ª Mostra 3M de Arte propõe um jogo de infiltrações no Parque Augusta, em São Paulo, acionando a um só tempo um processo de absorção e decolagem do cotidiano. É a esse processo que o neologismo Infiltragem se refere.
A mostra contamina o espaço com obras que entendem esse lugar (o Parque Augusta) como território de lazer, de pausa, mas também como ponto de passagem, interrupção e conexão com a cidade.
Pautada pela cultura urbana contemporânea, Infiltragem percebe o espaço público como espaço permeado por lugares provisórios, de encontro e fragmentação, nos quais convivem e se chocam o programado, o repetitivo e o contínuo com o inusitado, o desarticulado e o intermitente.
Os artistas convidados e selecionados via edital tensionam essas questões, tomando-as como vetores de sua criação. A esse grupo, soma-se a importante função do design nesta edição da Mostra 3M: mais do que estabelecer uma sinalização, os designers de Infiltragem operam como decodificadores dos inputs que são dados pelas obras no Parque Augusta e seus arredores.
No horizonte desse imaginário em movimento, que fabulações são possíveis? Como pensar obras que transcendam a necessidade de contemplação, enroscando-se na vida da cidade, aderindo a um dos lugares mais emblemáticos das reivindicações atuais do ativismo urbano – o Parque Augusta –, criando canais por onde a arte seja capaz de vazar, para além dos circuitos institucionais e do mercado?
Infiltragem é uma possível resposta a essas perguntas.
Crédito: Jorge Lepesteur
Giselle Beiguelman é artista e professora da FAU-USP. É autora de Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera (UBU Editora, 2021) e Memória da amnésia: políticas do esquecimento (Edições Sesc, 2019), entre outros. Suas obras artísticas integram acervos de museus no Brasil e no exterior, como ZKM (Alemanha), Jewish Museum Berlin, MAC-USP e Pinacoteca de São Paulo. Em seus projetos recentes investiga a construção do imaginário colonialista das artes e das ciências com recursos de Inteligência Artificial.
Site pessoal: desvirtual.com
DESIGN
cldt
O estúdio, dirigido por Celso Longo e Daniel Trench é especializado em projetos culturais em diferentes perfis, combinando repertórios da arquitetura, do urbanismo, das artes e do design, fundamentais para este projeto. Autores de vários projetos premiados em vários formatos editoriais e expositivos, atuam no desenvolvimento de marcas em diferentes escalas, da identidade ao ambiente.