Curadoria

Interespécies: Cruzando Mundos

A 13ª Mostra 3M de Arte, com curadoria de Aline Ambrósio e intitulada INTERESPÉCIES: CRUZANDO MUNDOS, acontecerá entre os dias 26 de outubro e 24 de novembro de 2024 no Parque Augusta, em São Paulo, tendo como centralidade as narrativas e produções artísticas de diferentes regiões brasileiras, que versam sobre as múltiplas possibilidades de vida, existência, interação e conexão entre os seres que integram a natureza. Nesse sentido, o conceito “interespécies” sugere poeticamente a ideia de relações que transcendem e vão além das fronteiras entre espécies dos mundos biológicos e sociais, evidenciando a urgência em se pensar e discutir no campo artístico, socioambiental e político as relações entre espécies humanas e não-humanas (animais, vegetais, minerais, entre outros), bem como suas implicações e impactos no cenário atual de emergência climática global. Busca-se com esse projeto ultrapassar as barreiras naturais e fronteiras estabelecidas entre as diferentes formas de vida, propondo a diluição da tradicional separação entre cultura e natureza. O conceito, que é o cerne da exposição, ganha também sentidos mais amplos e múltiplas camadas discursivas que perpassam as transformações e relações entre espécies, as metamorfoses, a coevolução, confluência, aliança e harmonia – as sinfonias biológicas.


Ao pensar sobre esse cruzamento de mundos, a exposição provoca reflexões sobre as pontes que conectam diferentes espaços biológicos e sociais a partir de um entendimento originário afro-indígena de que nós, seres humanos, somos a natureza. Nesse sentido, não existe hierarquização ou dominação do meio, mas sim uma comunicação entre diversos e um cruzamento contínuo de mundos – um movimento de circularidade com “começo-meio-começo” que é ancestral, assim como o futuro, como sugerem Antônio Bispo dos Santos e Ailton Krenak. Ao evocar a ideia de pontes, tramas e estradas construídas física, social e simbolicamente, a exposição propõe a valorização de saberes ancestrais e a sensibilização dos públicos que serão convidados a olhar não apenas para si, mas também para outros seres e outros mundos possíveis, assim evidenciando o poder de suas interações e relações profundas. Estas tecem uma rede intrincada de vida e conexão, pautada na aliança, no respeito, na diversidade, na horizontalidade, na resistência e na transformação.


Os artistas que integram a mostra apresentam, em suas pesquisas, suas vivências e materialidade de suas obras poéticas que dialogam com o conceito da exposição a partir de diferentes suportes, possibilitando a interação e aproximação com o público, a cidade e os ambientes naturais e construídos que a compõem. A partir da ambiência proposta, será possível a criação de novos imaginários coletivos e de outra possibilidade de vida que não é humana, nem animal, nem vegetal, nem mineral, mas sim “interespécies”, uma vez que somos seres compartilhantes e interdependentes, coabitando o mesmo e único planeta. Portanto, a exposição “INTERESPÉCIES: CRUZANDO MUNDOS” é um convite a um sentimento profundo, propondo um movimento de transformação a partir da experiência, da escuta, da plasticidade e da interação com as obras e com o ambiente no qual elas são apresentadas.

Aline Ambrósio

Natural de Minas Gerais, Aline Ambrósio é Arquiteta e Curadora afro-indígena. Pós-Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFMG), Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUC Minas) e Graduada em Design de Ambientes (UEMG). É especialista em Produção de Exposições e Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtos, possuindo ampla experiência em projetos expográficos e curatoriais e em pesquisa em artes visuais. 

Pesquisadora bolsista pela FAP/DF e pelo Cnpq/UnB, dedica-se à investigação e crítica em arte contemporânea, arte brasileira, arte e tecnologia, expografia e curadoria.

Atualmente, é curadora, expógrafa, pesquisadora e produtora cultural, sendo também membro dos grupos de pesquisa LAC (Laboratório de Arte Contemporânea) e da Rede de Pesquisa e Formação em Curadoria de Exposições. Já realizou exposições nacionais e internacionais, físicas e virtuais em museus como CCBB-SP, CCBB-RJ, CCBB-BSB, Museu Oscar Niemeyer (MON), IAC-SP, Rede SESC e Museu Nacional da República, sendo suas exposições mais recentes: Signos de Resistência/Bordas da Memória no Museu Nacional da República, “Brasilidade Pós-Modernismo” no CCBB, “IDEIAS: O Legado de Giorgio Morandi” no CCBB, “Da Vinci Experience” no MON, “Biblioteca Floresta” no SESC-Belenzinho, “vigas-mestras: outras narrativas concretas” no IAC-SP, “Segue em Anexo” e “Arquivo Indisponível” no Museu Nacional da República.

Em 2022, participou como curadora e consultora no projeto de Revisão e Atualização do Plano Museológico da Pinacoteca de São Paulo que tem vigência de 2023 a 2028. Também ministra cursos de formação em Curadoria em Artes Visuais para a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult).

© 2024 Copyright Elo3 – Desenvolvido por Estúdio 334