Curadoria
Giselle Beiguelman
28.10 — 26.11.2023
Inscreva no edital
A 12ª Mostra 3M de Arte: Infiltragem ocorrerá de 28 de outubro a 26 de novembro de 2023, na Linha Verde do Metrô, entre as estações Consolação e Vila Prudente. O conceito que guia esta edição da Mostra 3M mobiliza processos de infiltração e decolagem do cotidiano. É a esses processos que o neologismo Infiltragem se refere. Pensada para o fluxo das linhas do Metrô, a Mostra 3M pretende contaminar espaços de trânsito, com obras para serem experimentadas nas plataformas e apropriando-se da infraestrutura de comunicação das estações, aderindo à movimentação que ocorre nesses locais.
O Edital para seleção de projetos da 12ª Mostra 3M de Arte: Infiltragem receberá projetos de 28.07 até 24.08.2023 e selecionará dois trabalhos para a exposição de 2023. Os trabalhos serão selecionados por um comitê liderado pela curadora Giselle Beiguelman, participação de Aline Ambrósio, Larissa Macedo, Paula Alzugaray e uma representante da Elo 3 Integração Empresarial, idealizadora e realizadora do projeto. Acesse o regulamento e a ficha de inscrição, e participe.
MARCEL DIOGO [Belo Horizonte, MG, Brasil, 1983]
Graduado em Pintura e Licenciatura pela Escola de Belas Artes, UFMG, 2007 e 2009. Desenvolve pesquisas em diversos meios, dentre os quais, destacam-se sua produção pictórica e projetos curatoriais independentes. Coordena o Atelier do Ressaca na fronteira entre as cidades de Belo Horizonte e Contagem e leciona em uma escola pública. Participou de importantes exposições como “Dos Brasis” no Sesc Belenzinho em São Paulo, “Carolina Maria de Jesus – Um Brasil para os Brasileiros” no IMS – Instituto Moreira Salles – SP,, “I Circuito Latino-Americano de Arte Contemporânea” na Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre, residência artística Barda del Desierto na Patagônia e Crudo Arte Contemporáneo em Rosário, na Argentina; Arkane – Residência artística de Casablanca no Marrocos e Residência Artística do EXA, no Espaço Quilombola Teto Aberto, em Pinhões, Santa Luzia – MG. Atualmente representado pela Mitre Galeria e Diáspora Galeria.
Mari Nagem (Belo Horizonte, MG, Brasil)
Investiga as transformações do meio através da tecnologia, os estados emocionais na era digital e explora a artificialidade das paisagens a partir das intervenções humanas. Explorando cores fortes e bordas bem definidas, propõe questões existenciais (e virtuais) com certa irreverência. Em 2022 foi contemplada com o primeiro lugar no Prêmio Marcantonio Vilaça, o Ox-Bow Program Fellowship e com a Temporada de Projetos do Paço das Artes. Expôs na Bienal Sur, no Museu de Arte Contemporânea de Rosário e na Bienal de Arte Digital no CCSP. Expôs em instituições como SESC, Farol Santander, MIS, Sea Foundation e participou de festivais como o Die Digitale Dusseldorf, Athens Art, FILE, entre outros. Foi artista residente no Museu das Minas e dos Metais, na SomoS Art House em Berlim, em Vaterlon, no Uruguai e também na Casa das Caldeiras. Graduada pela UFMG, é Mestre em Artes Visuais pela Haute École d’Art et Design de Genéve. Vive e trabalha entre Belo Horizonte e Nova York.
Larissa Macêdo
Larissa Macêdo é curadora, artista, professora, doutoranda e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). É uma das criadoras do projeto <ater> que busca evidenciar os impactos da inteligência artificial na produção de artistas racializadas nas redes sociais. Também é professora nos cursos de graduação e pós-graduação de Licenciatura em Artes, Comunicação Social, Design e Moda do Centro Universitário Belas Artes. E realiza palestras, cursos e oficinas com temáticas voltadas às questões relacionadas às diversidades, às redes sociais, à inteligência artificial, às novas estéticas e às práticas curatoriais ativistas e multidisciplinares.
Aline Ambrósio
Natural de Minas Gerais, Aline Ambrósio é Arquiteta e Curadora afro-indígena. Pós-Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFMG), Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUC Minas) e Graduada em Design de Ambientes (UEMG). É especialista em Produção de Exposições e Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtos, possuindo ampla experiência em projetos expográficos e curatoriais e em pesquisa em artes visuais. Pesquisadora bolsista pela FAP/DF e pelo Cnpq/UnB, dedica-se à investigação e crítica em arte contemporânea, arte brasileira, arte e tecnologia, expografia e curadoria. Atualmente, é curadora, expógrafa, pesquisadora e produtora cultural, sendo também membro dos grupos de pesquisa LAC (Laboratório de Arte Contemporânea) e da Rede de Pesquisa e Formação em Curadoria de Exposições. Já realizou exposições nacionais e internacionais, físicas e virtuais em museus como CCBB-SP, CCBB-RJ, CCBB-BSB, Museu Oscar Niemeyer (MON), IAC-SP, Rede SESC e Museu Nacional da República, sendo suas exposições mais recentes: Signos de Resistência/Bordas da Memória no Museu Nacional da República, “Brasilidade Pós-Modernismo” no CCBB, “IDEIAS: O Legado de Giorgio Morandi” no CCBB, “Da Vinci Experience” no MON, “Biblioteca Floresta” no SESC-Belenzinho, “vigas-mestras: outras narrativas concretas” no IAC-SP, “Segue em Anexo” e “Arquivo Indisponível” no Museu Nacional da República. Em 2022, participou como curadora e consultora no projeto de Revisão e Atualização do Plano Museológico da Pinacoteca de São Paulo que tem vigência de 2023 a 2028. Também ministra cursos de formação em Curadoria em Artes Visuais para a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult).
Paula Alzugaray
Paula Alzugaray é crítica de arte, curadora, editora e jornalista especializada em artes visuais. Tem Pós Doutorado em História, Crítica e Teoria da Arte pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP). É Doutora em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP, e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA USP. É diretora de redação da revista seLecT e autora do livro “Regina Vater: Quatro Ecologias” (Oi Futuro/Fase 3, 2013). Entre seus projetos curatoriais incluem-se as exposições “Devir Indígena”, com Denilson Baniwa e Gustavo Gaboco e cocuradoria de Marcio Doctors (Projeto Respiração, Casa Museu Eva Klabin, Rio de Janeiro, set-nov 2022); “A Invenção da Praia” (IED RJ, setembro 2017; e Paço das Artes SP, abril-jun 2014); “Circuitos Cruzados – Centre Pompidou Encontra o MAM”, cocuradoria de Christine Van Assche (MAM SP, jan-mar 2013); “Latin America Uncontained” (LOOP Fair Barcelona, maio 2012); “Video Brésilienne: un Anti Portrait” (Centro Georges Pompidou, Paris, out 2010); “Observatórios” (Itaú Cultural, Belo Horizonte e Vitória, 2009). É autora dos documentários “Tinta Fresca” (2004), prêmio de Melhor Media Metragem na 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; “Shoot Yourself” (2012), Prêmio em Poéticas Investigativas, no Cine Move Arte 2012; e “MetaReal – Políticas da Imagem Contemporânea” (2022), em edição.
Curadoria
Giselle Beiguelman
28.10 — 26.11.2023
A 12ª Mostra 3M de Arte: Infiltragem ocorrerá de 28 de outubro a 26 de novembro de 2023, na Linha Verde do Metrô, entre as estações Consolação e Vila Prudente. O conceito que guia esta edição da Mostra 3M mobiliza processos de infiltração e decolagem do cotidiano. É a esses processos que o neologismo Infiltragem se refere.
Pensada para o fluxo das linhas do Metrô, a Mostra 3M pretende contaminar espaços de trânsito, com obras para serem experimentadas nas plataformas e apropriando-se da infraestrutura de comunicação das estações, aderindo à movimentação que ocorre nesses locais.
O Edital para seleção de projetos da 12ª Mostra 3M de Arte: Infiltragem receberá projetos de 28.07 até 24.08.2023 e selecionará dois trabalhos para a exposição de 2023. Os trabalhos serão selecionados por um comitê liderado pela curadora Giselle Beiguelman, participação de Aline Ambrósio, Larissa Macedo, Paula Alzugaray e uma representante da Elo 3 Integração Empresarial, idealizadora e realizadora do projeto. Acesse o regulamento e a ficha de inscrição, e participe.
Curadoria
Giselle Beiguelman
28.10 — 26.11.2023
A 12ª Mostra 3M de Arte: Infiltragem ocorrerá de 28 de outubro a 26 de novembro de 2023, na Linha Verde do Metrô, entre as estações Consolação e Vila Prudente. O conceito que guia esta edição da Mostra 3M mobiliza processos de infiltração e decolagem do cotidiano. É a esses processos que o neologismo Infiltragem se refere.
Pensada para o fluxo das linhas do Metrô, a Mostra 3M pretende contaminar espaços de trânsito, com obras para serem experimentadas nas plataformas e apropriando-se da infraestrutura de comunicação das estações, aderindo à movimentação que ocorre nesses locais.
O Edital para seleção de projetos da 12ª Mostra 3M de Arte: Infiltragem receberá projetos de 28.07 até 24.08.2023 e selecionará dois trabalhos para a exposição de 2023. Os trabalhos serão selecionados por um comitê liderado pela curadora Giselle Beiguelman, participação de Aline Ambrósio, Larissa Macedo, Paula Alzugaray e uma representante da Elo 3 Integração Empresarial, idealizadora e realizadora do projeto. Acesse o regulamento e a ficha de inscrição, e participe.