Peixe-Passarim
Em Peixe-Passarim Mari Nagem inverte o ponto de vista do mirante tradicional e faz com que sejamos olhados pelas árvores e seus principais habitantes, os pássaros. Para tanto, revisita a estratégia do “ready made” (apropriação de objetos do cotidiano ressignificados no campo da arte) e converte uma plataforma pantográfica em um peixe maquínico que promove a redescoberta da flora e da fauna da cidade.
Horário de funcionamento: Terça a domingo, 11h às 14h e 15h às 18h.
Mari Nagem investiga as transformações do meio através da tecnologia, os estados emocionais na era digital e explora a artificialidade das paisagens a partir das intervenções humanas. Explorando cores fortes e bordas bem definidas, propõe questões existenciais (e virtuais) com certa irreverência.
Em 2022 foi contemplada com o primeiro lugar no Prêmio Marcantonio Vilaça, com a Temporada de Projetos do Paço das Artes e com o Ox-Bow Program Fellowship. Expôs na Bienal Sur, no Museu de Arte Contemporânea de Rosário e na Bienal de Arte Digital no CCSP. Expôs em instituições como SESC, Farol Santander, MIS, Sea Foundation e participou de festivais como o Die Digitale Dusseldorf, Athens Art, FILE, entre outros. Foi artista residente no Museu das Minas e dos Metais, na SomoS Art House em Berlim, em Vatélon, no Uruguai e também na Casa das Caldeiras. Graduada pela UFMG, é Mestre em Artes Visuais pela Haute École d’Art et Design de Genéve. Vive e trabalha entre Belo Horizonte e Nova York.