Nesta 9ª edição da Mostra 3M de Arte adotamos um projeto curatorial em torno do conceito de Manifesto. O manifesto como configuração de um discurso estético como proposição e ação por outros mundos possíveis. Manifesto como meio para expressar coletividades e redes de identidades diversas que constróem outras perspectivas de existência. Um dizer público que age e um gesto que diz: não! Entrelaçamento entre passados vivos e futuros possíveis sem precedente, nem continuação. Desesperadamente legítimo e fictício, o conceito manifesto aqui citado é uma ampla referência sem necessidade de citação literal. Uma inspiração para um recomeço.

O presente projeto incentiva os projetos a pensarem a relação com o espaço entorno em sua dimensão histórica e social. É valorizada a inclusão e participação de moradores, comerciantes e usuários do espaço do Largo da Batata. São valorizadas também as conexões com outras regiões do Brasil, na busca por diagramas geopolíticos das diversas dimensões do território brasileiro.

Daniel Lima
Curador
Daniel Lima

Daniel Lima

Curador | www.danielcflima.com

Daniel Lima é artista, curador, editor e pesquisador. Bacharel em Artes Plásticas, Mestre em Psicologia e doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo.

Desde 2001 cria investigações-ações em pesquisas relacionadas a mídia, questões raciais, resistências coletivas, presente colonial e análises geopolíticas.

Membro fundador de diversos coletivos entre eles, a Frente 3 de Fevereiro com trabalhos desenvolvidos em várias cidades do mundo. Recebeu em sua carreira mais de 15 prêmios nas áreas de Artes Visuais, Cinema e Estudos Sociais, tendo participado de diversas exposições, festivais internacionais e seminários. Dirige a produtora e editora Invisíveis Produções.